Marcos Crippa pede ao Executivo medidas da SAEC para evitar desperdício de água e, paralelamente, ajudar famílias em vulnerabilidade socioeconômica

por Tiago Lotto publicado 06/08/2025 17h26, última modificação 06/08/2025 17h26
Em requerimento, Crippa pede que a Prefeitura de Catanduva promova um Projeto Lei que disponha sobre medidas destinadas à contenção de perdas comerciais e melhore a eficiência da gestão das contas da SAEC, em especial à voltadas aos imóveis residenciais que estão em situação de abandono ou habitado por pessoas ou famílias em dificuldades financeiras.

Durante a Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira, 5 de agosto, quando o Legislativo retornou do recesso parlamentar, o plenário da Câmara de Catanduva aprovou requerimento do vereador Marcos Crippa que pede ao Executivo medidas da SAEC para evitar desperdício de água e, paralelamente, ajudar famílias em vulnerabilidade socioeconômica do município.

A SAEC é a Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva, uma Autarquia que é a responsável por garantir o abastecimento de água potável e o tratamento de esgoto, incluindo atividades como captação, tratamento, armazenamento e distribuição de água, além da coleta, afastamento e tratamento do esgoto sanitário.

Segundo Crippa, a medida preserva o meio ambiente, já que o desperdício de água está previsto no ODS 6, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), oferece economicidade e melhora a eficiência no serviço público.

No documento, Marcos Crippa pede que a Prefeitura de Catanduva promova um Projeto Lei que disponha sobre medidas destinadas à contenção de perdas comerciais e melhore a eficiência da gestão das contas da SAEC, em especial à voltadas aos imóveis residenciais que estão em situação de abandono ou habitado por pessoas ou famílias em vulnerabilidade socioeconômica.

“Tal medida tem abordagem inclusiva e social, sendo que os referidos serviços de substituição de ramais, caixas de inspeção e contenção de vazamentos e outros problemas identificados pela Autarquia sejam realizados por ela mesma, com avaliação feita pelos seus técnicos, sem quaisquer ônus para famílias que estão em dificuldade financeira”, comentou vereador Marcos Crippa.

O requerimento do parlamentar, que foi aprovado por unanimidade na reunião dos vereadores, será encaminhado ao Executivo nos próximos dias.

 

Comunicação Social

Câmara de Catanduva

Texto: Tiago Lotto

Foto: Beto Ornellas